segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A desflorestação é o resultado de uma intervenção sistemática e pluricelular do Homem no meio ambiente, visando a dominação da natureza.
A desflorestação do nosso pais, iniciou-se no Neolítico, à cerca de 7500-8000 anos, com o invenção da agricultura e a domesticação de animais.

Desflorestação da Floresta

Nos países em vias de desenvolvimento a principal causa da desflorestação é a sobre exploração das matérias-primas provenientes da floresta particularmente, a própria madeira. Estes países não têm muitas alternativas, recorrem aos recursos naturais para sobreviverem.
Nos países desenvolvidos as principais causas são:
· Desenvolvimento industrial e urbano,
Construção de Infra-estruturas nas Florestas
· Crescimento turístico,
· Aumento da superfície cultivada,
· Construção de infra-estruturas.


A cobertura vegetal em Portugal não é muito variada e, além disso, as espécies vegetais não têm grande valor económico. A nossa floresta não é muito densa e é constituída por pinheiro bravo, que ocupa a maior área, carvalho-negral, sobreiro e azinheira. Nos últimos anos, algumas áreas têm sido ocupadas por eucalipto porque a sua madeira serve para fabricar pasta de papel.
A principal causa de destruição da nossa floresta são os incêndios. Estes podem surgir pela intervenção humana: o descuido ou o fogo posto. Podem ainda surgir devido às condições climatéricas, como temperaturas elevadas ou trovoadas.
Apenas algumas recordações é o que nos resta da nossa floresta natural que no passado revestiu grande parte do país.
Portugal é muito afectado por fogos, principalmente no Verão. Assim, a nossa maior preocupação deve ser dirigida para a prevenção dos fogos e para a reflorestação das áreas ardidas.
Incêndio na Floresta
Em Portugal, existem meios de combate aos incêndios: os Bombeiros Voluntários e os Sapadores de Bombeiros, integrados no serviço Nacional de Bombeiros. Durante o Verão, é frequente o recurso a aviões e helicópteros particulares para combater os incêndios florestais, intervindo também, por vezes, a Força Aérea Portuguesa.
Desflorestação









A floresta é muito importante para o equilíbrio do ambiente terrestre, pelo que tem de ser preservada.
A desflorestação tem causado preocupação em todo o Mundo e dia-a-dia torna-se necessário que cada cidadão tenha um papel activo na conservação das florestas:
· Prevenir os incêndios, promover a reflorestação, reabilitar as áreas florestais degradadas a recorrer à reciclagem são alguns pequenos passos que cada um de nós pode fazer;
· É importante haver uma gestão eficiente e controlada das florestas, com legislação protectora;
· Criação de parques e reservas naturais impede o corte e a danificação das árvores;
· Se os jornais, as revistas e os papéis usados forem reciclados menos árvores são derrubadas.
Plantação de um Carvalho


Com a Desflorestação concluímos que é o processo de desaparecimento de massas florestais (bosques), fundamentalmente causado pela actividade humana.
A desflorestação é directamente causada pela acção do homem sobre a natureza, principalmente devido a abates realizados pela indústria madeireira, tal como para a obtenção de solo para cultivo agrícolas.
A principal causa da destruição da biodiversidade e a grande ameaça para a humanidade é a desflorestação.

Sem comentários:

Enviar um comentário