segunda-feira, 24 de março de 2014

Módulo 12- Turismo Sustentável


Conservação da Natureza



·         Capela da Quinta de S.Silvestre: (Espaço destinado a realizar exposições de curta duração – ao lado da Biblioteca Municipal).

Capela da Quinta de S.Silvestre.

·         Centro interpretativo do Castelo de Arnoia: (Nesta infraestrutura desenvolvem-se atividades didático-culturais, contribuindo para a formação dos cidadãos locais, procurando cooperações no sentido de fomentar exposições temporárias de temáticas relevantes, nomeadamente as de cariz histórico/religioso/artístico. Destaque para uma maquete histórica animada que retrata os momentos finais da construção da torre de menagem do castelo, entre o século XIII e XIV).

Centro interpretativo do Castelo de Arnoia.

·         Circuito turístico dos Moinhos de Argontim: (O circuito turístico dos moinhos de Argontim é constituído por um conjunto de dez moinhos localizados num pequeno trecho do Rio Bugio, no lugar de Argontim, da freguesia do Rego. 
A existência destes moinhos está estreitamente ligada com a tradicional produção de cereais neste planalto, cuja moagem era efetuada para cada uma das famílias proprietárias dos moinhos, mas também para fornecimento de padarias dos concelhos vizinhos).

Circuito turístico dos Moinhos de Argontim.
 Fonte: Câmara Municipal de Celorico de Basto

·         Núcleo Museológico do Planalto de Montelongo: (Arqueologia do Concelho constituído por artefactos encontrados no concelho - ao lado da Biblioteca Municipal).

  Núcleo Museológico do Planalto de Montelongo;
 Fonte: Câmara Municipal de Celorico de Basto.
·         A Linha do Tâmega: inicialmente denominada Caminho de Ferro do Vale do Tâmega - ligava a estação de Livração (Marco de Canavezes), da Linha do Douro, à estação de Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto), numa extensão total de 51,733 quilómetros.
No dia 1 de Janeiro de 1990 foi desativado todo o serviço comercial entre Amarante e Arco de Baúlhe, deste ramal ferroviário, dando assim lugar a uma via verde destinada a passeios pedestres, de bicicleta ou qualquer outro meio não poluente.
Esta Ecopista percorre uma das mais belas linhas ferroviárias do país, permitindo o contacto direto com o património histórico e natural envolvente, nomeadamente as muitas aldeias e pontes que atravessa em toda a sua extensão, as paisagens verdejantes de inigualável beleza e, o Rio Tâmega, ex-líbris desta região, e que acompanha quase sempre, de muito perto.

                                        Ecopista de Celorico de Basto.
                                        Fonte: Câmara Municipal de Celorico de Basto.

·         A Biblioteca Municipal de Celorico de Basto: Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa coloca à disposição dos seus utilizadores diversos serviços.  
Leitura presencial, empréstimo, serviço de referência e apoio à pesquisa, espaço Internet, animação e promoção da leitura, consulta do arquivo municipal de Celorico de Basto, informação à comunidade, atividades de animação.
A Biblioteca Municipal de Celorico de Basto Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa é uma estrutura que a autarquia apostou e aposta para fomentar a cultura no concelho.
Com instalações inauguradas em 2001, conta também, desde 2007, com o Centro Documental e Bibliográfico e com uma extensão na Vila de Gandarela de Basto, com o objetivo de melhorar os serviços prestados através da criação de um espaço mais amplo e dotado de equipamentos necessários.



·         Parque Urbano do Freixieiro: (O Parque Urbano do Freixieiro é uma extensão do Parque de Lazer do Rio Freixieiro, constituindo um dos locais com maiores potencialidades paisagísticas, turísticas e recreativas do concelho de Celorico de Basto, devido às suas características naturais).


·         Parque de Merendas do Viso: (O Parque de Merendas de Viso é um local com poucas sombras, no entanto muito agradável. Dispõe de churrasqueira, mesas e bancos, revelando-se ideal para convívios entre famílias e amigos).




·         Parque de lazer de Canedo de Basto: (Com 3 mil metros quadrados, o parque de lazer de Canedo tem mesas para 100 pessoas, estando equipado com 2 churrasqueiras e um parque infantil. O espaço dispõe ainda de um pequeno riacho, a partir de um açude que retém água do rio Beça).

·         Parque de Campismo de Celorico de Basto: está localizado no centro da vila de Celorico de Basto, próximo do centro urbano e de importantes pontos de interesse de que são exemplo a Biblioteca Municipal e o Parque Urbano do Freixieiro. Abriu ao público em Maio de 2009 e desde então tem recebido cada vez mais turistas, nacionais e internacionais, que procuram a natureza, o sossego e o bom serviço.


·          Parque de lazer de Agilde;

·         Parque de lazer de Codessoso;

·         Largo do Barão de Fermil.

·         Parque de lazer de Gandarela;

·         Parque de lazer de Ourilhe:


Parque de lazer de Ourilhe.




·         Casa do Prado; (Casa nobre com diversas fachadas e belíssimos jardins, dos mais belos desta vila. Construída de modo a tirar vantagem do forte desnível do terreno, apresenta diversas fachadas de configuração muito diferente, todas elas pintadas de amarelo. Apresenta um estilo muito semelhante ao desenvolvido pelo arquiteto Raul Lino, na década de 1900, com a "antiga casa portuguesa").




·         Castelo de Arnoia: (A época da construção deverá remontar ao final do século X ou início do XI, acredita-se que ligada à defesa do vizinho Mosteiro de São Bento de Arnoia, também fundado neste período).



·         Mosteiro de Arnoia: (O mosteiro beneditino de S. João de Arnoia, terá sido construído antes da Nacionalidade e também conhecido por S. João do Ermo. Atualmente é um lar de terceira idade. O concelho possui um conjunto de cursos de água (Rio Tâmega e seus afluentes, Rio Bouro e Rio Freixieiro) ecologicamente equilibrados. As suas águas puras e cristalinas, convidam aos banhos refrescantes. Os acentuados desníveis, ressaltos e irregularidades que se verificam no leito destes rios, em certas zonas do seu percurso, torna-os propícios ao desenvolvimento e à prática de atividades desportivas como sejam, a pesca, ou outras consideradas mais radicais, como a canoagem, o rafting, canyoning,... durante todo o ano).




As Festas mais Relevantes são as seguintes:      
·         Festas do Concelho em honra de S. Tiago realizam-se na vila a 25 e 26 de Julho
·         Senhora do Viso, em Caçarilhe, realiza-se no 2º domingo de Setembro
·         Festas de S. Pedro em Britelo
·         O Clamor da roda, em Vale de Bouro, no domingo mais próximo do dia 22 de julho.
·         Senhora de Oliveira, na Gandarela, no 2º domingo de Agosto
·         Senhora da Goma, em Gagos, domingo de Pascoela
·         Festa de S. Bernardo em S. Romão do Corgo, a 4 de julho

Folclore - Celorico de Basto.
Senhora do Viso, em Caçarilhe.
Festas de S. Pedro em Britelo.

Feira anuais:      
·         Feira de artesanato em Celorico de Basto de 9 a 12 de Agosto.
·         Santa Catarina (vila) 25 e 26 de Novembro.
·         Os dezanove em Fermil de Basto a 19 de Abril.
·         Lameira em S. Bartolomeu do Rego a 21 de Agosto.

Feira de artesanato.
Santa Catarina.

Os dezanove em Fermil de Basto.
Lameira em S. Bartolomeu do Rego.




As gostosas couves com feijão, acompanhadas com toucinho, são um prato típico com tradição. O arroz de cabidela de frango “pica no chão” continua a fazer as delícias dos apreciadores de boa mesa.    

      O bacalhau, fiel amigo, tem presença assegurada em todas as mesas e preparado das mais diversas maneiras. Famoso ficou o chamado “bacalhau à Freixieiro”, preparado com broa e bom presunto.

      O cabrito assado com arroz de forno, a vitela assada, o cozido à portuguesa, a feijoada com chispe e uma carne da ilhada assada na brasa com batatas a “murro”, são as preferências dos apreciadores de carne, que as temos boas e que faz crescer água na boca aos apreciadores da boa gastronomia.

      Os fumeiros, com destaque para o presunto e salpicão, servem-se a qualquer hora. A delicadeza vem com a doçaria: pão-de-ló, cavacas, rosquilhos, galhofas pudim caseiro. E, por cima de tudo isto, a bênção espirituosa de um bom vinho verde.





 O artesanato é um meio de expressão cultural popular e encontra-se espalhado um pouco por todo o concelho celoricense. Os bordados a fio de ouro são uma marca de Celorico de Basto, com raiz e tradição na Casa do Campo. As peças de linho ou de veludo são bordados de rara beleza de decoração.      
      A tecelagem de linho, as mantas, tapetes de trapos e a cestaria, não têm tanta expressão, mas não deixam de ser atividades artesanais típicas no concelho cujas peças são recheadas de pormenores muito peculiares.



ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE CELORICO DE BASTO

Trabalho Realizado por:
       Albano Teixeira nº1
       Luís silva nº13
       Lúcia pinto nº14
       Pedro pereira nº17
       Teresa leite nº21

       Disciplina: Conservação da Natureza
       Professora: Isabel Nunes


       Ano Letivo: 2013/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário